Fox News faz acordo com a Dominion por US$ 787 milhões e evita julgamento por difamação por suas mentiras nas eleições de 2020

Wilmington, Delaware (CNN) A Fox News chegou a um acordo de última hora com a Dominion Voting Systems na terça-feira, um processo que correu para os relatórios iniciais, pagando mais de US$ 787 milhões em um acordo. Uma enorme batalha legal de dois anos Isso minou publicamente a credibilidade da rede de direita.

O acordo de $ 787,5 milhões da Fox News com a Dominion Voting Systems é o maior acordo de difamação conhecido publicamente na história dos EUA envolvendo uma empresa de mídia.

O acordo foi anunciado poucas horas depois que um árbitro foi empossado no Tribunal Superior de Delaware. Após a pausa para o almoço, quando o processo parou dramaticamente por quase três horas sem explicação, quando as partes aparentemente chegaram a um acordo, os rumores de um acordo foram abundantes no tribunal.

Os advogados que representam a Dominion Voting Systems deixam o Tribunal do Condado de New Castle em Wilmington, terça-feira, 18 de abril de 2023, quando um julgamento do júri começa no processo de difamação da Dominion Voting Systems contra a Fox News.

“As partes chegaram a um acordo”, disse o juiz Eric Davis aos convidados antes de dispensar o júri de 12 membros, elogiando os advogados de ambos os lados por dar às partes um ímpeto para chegar a um acordo. O “julgamento do século” da mídia antes mesmo de começar.

O advogado da Dominion, Justin Nelson, disse que o acordo inovador “reflete um senso de justiça e responsabilidade”. “Para que nossa democracia sobreviva por mais 250 anos, e por muito mais tempo, devemos compartilhar um compromisso com a verdade… Hoje representa um endosso retumbante da verdade e da democracia.”

A rede de direita disse em um comunicado: “Concordo[s] Decisões judiciais consideraram falsas algumas das alegações de Dominion Decisão recente de Davis 20 transmissões da Fox News desde o final de 2020 continham alegações flagrantemente falsas de que o Dominion fraudou a eleição presidencial. Mas a Fox não precisa admitir que espalhou mentiras sobre o Dominion, disse um representante do Dominion à CNN.

READ  Eurovisão 2023: Final inspirada na Ucrânia arranca em Liverpool

O pagamento de US$ 787,5 milhões é metade dos US$ 1,6 bilhão da Dominion. Originalmente pesquisado porIsso é quase 10 vezes a avaliação da empresa em 2018 e oito vezes seu lucro anual em 2021, de acordo com o processo judicial.

Fox evita uma dolorosa provação de seis semanas

Um acordo de última hora significa que um caso acompanhado de perto está encerrado e não será levado a julgamento. Ao fazer um acordo com a Dominion, executivos influentes da Fox News e celebridades proeminentes foi poupado de testemunhar Em relação à cobertura das eleições de 2020, ela estava repleta de mentiras sobre fraude eleitoral.

Os advogados da Fox saem do tribunal depois que a Fox evitou um julgamento e resolveu um processo por difamação contra a Dominion Voting Systems e a Fox por US$ 787,5 milhões no Tribunal Superior de Delaware, EUA, em 18 de abril de 2023.

O Lista de Testemunhas Inclui o presidente da Fox Corporation, Rupert Murdoch, seu filho CEO, Lachlan Murdoch, e os principais apresentadores da Fox, como Sean Hannity e Tucker Carlson. E-mails, textos e depoimentos tornados públicos durante o caso revelaram que essas figuras e muitas outras na Fox disseram em particular em 2020 que as alegações de fraude eleitoral contra Dominion eram estúpidas. Mas as mentiras foram transmitidas de qualquer maneira.

Rupert Murdoch pensou As personalidades da Fox fizeram as mesmas afirmações a milhões de telespectadores de que a negação da eleição foi “realmente louca”. Carlson disse Odeia Donald Trump “com paixão”., cuja presidência foi um “desastre”. Apresentadores, produtores, verificadores de fatos e executivos seniores da Fox chamaram pessoalmente as alegações no ar de uma eleição roubada de “excêntricas”, “perigosamente imprudentes” e “incrivelmente assustadoras”.

READ  Luke Humphreys venceu Luke Littler para vencer o PDC World Darts Championship

Essas expressões são criadas meses de Bolhas Manchetes da Fox enquanto o caso avança para o julgamento. Ao fazer um acordo agora, a Fox perdeu a oportunidade de expor ainda mais a desonestidade de Dominion durante o julgamento de uma semana.

“Este acordo reflete o compromisso contínuo da Fox com os mais altos padrões jornalísticos”, disse a Fox em um comunicado na terça-feira. “Acreditamos que nossa decisão de resolver amigavelmente essa disputa com a Dominion, em vez das medidas mais duras de um julgamento divisivo, permite que o país avance com essas questões”.

A Fox News e a Fox Corporation – empresa-mãe do réu – dizem que nunca difamaram a Dominion e que o processo é um ataque injustificado à liberdade de imprensa da Primeira Emenda.

Dias de teatro em Delaware

A especulação sobre um acordo atingiu o auge nos últimos dias, especialmente após o anúncio do tribunal no domingo. um dia atrasado O julgamento começará na segunda-feira primeiro.

O Processo de seleção do árbitro A manhã de terça-feira encerrou conforme programado, com ambos os lados se preparando para as declarações iniciais. Eles até incluíram brevemente objeções a slides específicos em suas apresentações. Mas como os casos não começaram imediatamente após o almoço, já que os principais advogados de ambos os lados estavam sentados no tribunal, olhando para seus telefones e esperando, as chances de um acordo pareciam aumentar a cada minuto.

O júri racialmente diverso de seis homens e seis mulheres foi trazido de volta ao tribunal, com seus assentos na primeira fila prontos para um julgamento histórico. Mas Davis, o juiz, disse ao painel que, em vez disso, eles ajudaram a pressionar por um acordo.

“Sua existência aqui é curta em comparação com o que você pensava e, em certo sentido, monótona”, disse Davis. “Sem você, as partes não podem resolver sua situação.”

READ  SpaceX Crew-8 da NASA voa para órbita a caminho da ISS

Muitos do lado do Dominion saudaram o acordo como uma vitória da democracia e da verdade.

“A Fox admitiu ter mentido sobre a Dominion que causou grandes danos à minha empresa, aos nossos funcionários e aos clientes que atendemos”, disse o CEO da Dominion, John Poulos, fora do tribunal na terça-feira.

Com o caso Dominion encerrado, Fox News enfrenta mais um O segundo grande caso de difamação da Smartmatic, outra empresa de tecnologia de votação igualmente contaminada pelos programas da Fox News após a eleição de 2020. Esse caso ainda está em processo de instrução, e um julgamento não é esperado tão cedo.

De sua parte, a Dominion ainda tem processos pendentes contra as redes de TV de direita Newsmax e OAN, bem como contra os associados de Trump, Rudy Giuliani, Sidney Powell e Mike Lindell. Todos negam irregularidades.

Liam Reilly e Danny Freeman, da CNN, contribuíram para esta história.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *